CUSTO TOTAL PARA O CONSUMIDOR E CUSTEIO DO CICLO DE VIDA: REFLEXÕES, FINALIDADES E PROCEDIMENTOS

Paulo Henrique Rezende da Silva, Lucas Merotti Barbosa, Katia Abbas, Kelly Cristina Mucio Marques, Juliane Andressa Pavão

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar e analisar as diferenças e semelhanças entre o Custo Total para o Consumidor (CTC) e o Custeio do Ciclo de Vida (CCV) tendo em vista a percepção de uma falta de clareza e concordância entre os autores e a consequente não difusão na prática ao mesmo nível dos demais artefatos da Gestão Estratégica de Custos. Foram necessários levantamentos na literatura nacional e internacional sobre os temas, a fim de possibilitar a análise das diferentes definições e abordagens, bem como a busca por uma distinção clara entre os dois artefatos estratégicos. O estudo caracteriza-se como uma análise crítico-interpretativa da literatura. Percebe-se que existe realmente certa confusão frente às diferentes definições, principalmente por caminharem rumo a um mesmo ponto de convergência estratégico. Alguns conceituam como sendo iguais, outros consideram que o CTC está incluso no CCV ou ainda o contrário. A partir das diferentes visões e reflexões apresentadas coube construir uma representação gráfica visando contribuir com a diferenciação entre os artefatos. Por fim, foi apresentado um quadro contendo as características essenciais identificadas. Foi constatada, na maioria dos autores, uma visão do CCV mais abrangente, considerando custos desde a pesquisa e desenvolvimento até o descarte do produto, enquanto o CTC parte da aquisição do produto, ou seja, o momento da escolha e compra, além dos possíveis gastos provenientes do consumo até o descarte.


Palavras-chave


Gestão Estratégica de Custos; Ciclo de Vida; Custo Total para o Consumidor.

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