IMPACTO DO ABSENTEÍSMO EM UMA AGROINDÚSTRIA CATARINENSE

Andressa Raquel Heinzen Fuzinatto, Sabrina Nascimento, Inocencia Boita Dalbosco

Resumo


O absenteísmo compreende as faltas ao trabalho, atrasos e saídas antecipadas dos colaboradores que podem ter ou não justificativa; podendo causar transtornos para as empresas que afeta diretamente os serviços, seja em nível estratégico ao operacional e podem comprometer a produção e as metas de uma empresa. Este estudo analisou o impacto do absenteísmo por meio dos custos e dos tipos de absenteísmo presente em uma unidade produtiva de uma agroindústria catarinense. Esta pesquisa é de cunho descritivo e deu-se por meio de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Os dados foram coletados durante o primeiro semestre de 2016, por meio da análise documental e observação. As informações secundárias foram coletadas no banco de dados correspondente a aproximadamente 1.500 colaboradores da empresa analisada. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva univariada. Dentre as tipologias de absenteísmo presentes na organização, o absenteísmo legal é o que apresentou maior índice de ocorrências, com 29,86%, seguido do absenteísmo por doença (22,07%) e por patologia profissional (6,24%). Em relação aos custos, o impacto econômico do absenteísmo se reflete no resultado da empresa, sendo que no processo de produção este é representativo monetariamente e por consequência, oneram o custo do produto final comercializado pela empresa.


Palavras-chave


Custos. Absenteísmo

Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, H. A. Absenteísmo: uma visão bem maior que a simples doença. Ergo, n.2, jul. 1982.

QUICK, T. C.; LAPERTOSA, J. B. Análise do Absenteísmo em Usina Siderúrgica. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v.10, n.40, p.62-7, out./dez. 1982.

SILVA, M. M. Absenteísmo: conseqüências e impactos na Gestão de Pessoas. Revista On-Line IPOG Especialize, Goiânia, v.1, n.7, julho, 2014.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia