UMA FERRAMENTA PARA A REPRESENTAÇÃO VISUAL DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM OPERAÇÕES HOTELEIRAS

Tatyana Karla Oliveira Régis, Taíse Câmara Brito, Cláudia Fabiana Gohr, Luciano Costa Santos

Resumo


Embora o alinhamento estratégico seja um objetivo fundamental para o desempenho competitivo de qualquer organização, esse tema tem sido pouco explorado nas operações de serviços. Focando um setor específico de serviços, este trabalho tem como objetivo desenvolver e adaptar uma ferramenta visual para analisar o alinhamento estratégico das operações de serviços hoteleiros. A ferramenta se propõe a auxiliar os gestores na verificação de potenciais desalinhamentos, guiando a estratégia de operações e a melhoria dos processos em hotéis. A ferramenta proposta foi aplicada e refinada por meio de um estudo de caso em um empreendimento hoteleiro localizado no município de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Os principais instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada que foi aplicada junto aos gestores do hotel e as observações in loco, ocorridas durante a pesquisa de campo. Por  meio da pesquisa empírica, a ferramenta pôde ser refinada e adaptada às operações hoteleiras. Os resultados demonstraram ser vantajosa a análise do alinhamento estratégico por meio da ferramenta desenvolvida, que apresentou facilidade de uso e adequação às características dos hotéis.



Palavras-chave


Alinhamento estratégico. Estratégia de operações. Serviços hoteleiros.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, N.; BRITO, L.; JORGE, W. E. Hotel: planejamento e projeto. 8.ed. São Paulo: SENAC, 2005.

AREND, R. J.; BROMILEY, P. Assessing the dynamic capabilities view: spare change everyone. Strategic Organization, v. 7, n. 1, p. 75-90, 2009.

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BARNEY, J. Firm resource and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

CALLADO, A. L. C; CALLADO, A. A. C. Caracterización del uso de indicadores de desempeño no financieros en el sector hotelero. Estudios y Perspectivas en Turismo. v. 20, n. 4, p. 876-890, 2011.

CASTELLI, G. Administração hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

COSTA, G. S. et al. Alinhamento estratégico em construtoras de Fortaleza/CE: aplicação de um modelo de medição. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 8, n. 2, p. 172-188, 2013.

DRAAIJER, D.; BOER H. Designing market-oriented production systems: theory and practice, Integrated Manufacturing Systems, v. 6, n. 4, p. 4-15, 1995.

EMBRATUR. Nordeste recebe R$ 7,8 milhões para sinalização turística. Disponível em: . Acesso em: 30 set, 2013.

GIANESI, I. G. N.; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.

GOHR, C. F.; SANTOS, L. C.; CUNHA, H. S. Estratégias empresariais para empresas turísticas: evidências em duas organizações hoteleiras em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Revista do CCEI, v. 15, n. 27, p. 88-110, 2011.

HAYES, R. H. et al. Operations, strategy and technology: pursuing the competitive edge. New York: John Wiley & Sons, 2005.

HILL T. J. Incorporating manufacturing perspectives in corporate strategy. In: VOSS, C. A. (Ed.). Manufacturing strategy: process and content. London: Chapman & Hall, 1992, chapter 1, p. 3-11.

HILL, A.; BROWN, S. Strategic profiling: a visual representation of internal strategic fit in service organisations. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, n. 12, p. 1333-1361, 2007.

HILL, A; CUTHBERTSON, R. Fitness map: a classification of internal strategic fit in service organisations. International Journal of Operations & Production Management, v. 9, n. 31, p. 991-1020, 2011.

HILL, T. Manufacturing strategy: text and cases. 2.ed. Burr Ridge: Irwin, 1994.

HOSKISSON, R. E. et al. Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

JOHANSSON, P.; OLHAGER, J. Industrial service profiling: matching service offerings and processes. International Journal Production Economics, v. 89, n. 3, p. 309-320, 2004.

JOHNSTON, R; CLARK, G. Service operations management: improving service delivery. 2.ed. Harlow: Pearson, 2005.

KHAN, S. A.; QURESHI, S. A.; ZAHEER, A. Extending the is strategic alignment model: a study from the perspective of service industries. Actual Problems of Economics, v. 2, n. 4, p. 252-258, 2012a.

KHAN, S. A.; QURESHI, S. A.; ZAHEER, A. Environmental forces and is strategic alignment model: an empirical study of service industry in Pakistan . Actual Problems of Economics, v. 2, n. 4, p. 266-275, 2012b.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KU, E. C.S.; WUB, W.; LIN, A. Strategic alignment leverage between hotels and companies: the buyer–supplier relationship perspective. International Journal of Hospitality Management, v. 30, n. 3, p. 735-745, 2011.

LILLIS, B; SWEENEY, M. Managing the fit between the views of competitive strategy and the strategic role of service operations. European Management Journal, v. 31, n. 6, p. 564-590, 2013.

LILLIS, B.; SZWEJCZEWSKI, M. An exploratory study of strategic operations audit methods in services. International Journal of Operations & Production Management, v. 32, n. 11, p. 1306-1336, 2012.

PETROCCHI, M. Hotelaria: planejamento e gestão. 3.ed. São Paulo: Futura, 2002.

PLATTS, K. W. A process approach to researching manufacturing strategy. International Journal of Operations & Production Management, v. 13, n. 8, p. 8-17, 1993.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

POWELL, T. Organizational alignment as competitive advantage. Strategic Management Journal, v. 13, n. 2, p. 119-134, 1992.

SECRETARIA DE TURISMO DE JOÃO PESSOA. Destino surpreendente. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2013.

SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM. Entenda as categorias. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013.

SLACK, N.; LEWIS, M. Estratégia de operações. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

STAUGHTON, R. V. W.; WILLIAMS, C. S. Towards a simple, visual representation of fit in service organizations: the contribution of the service template. International Journal of Operations & Production Management, v. 14, n. 5, p. 76-85, 1994.

WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, v. 5, n. 2, p. 171-180, 1984.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e método. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZAEFARIAN, G.; HENNEBERG, S. C.; NAUDÉ, P. Assessing the strategic fit between business strategies and business relationships in knowledge-intensive business services. Industrial Marketing Management, v. 42, n. 2, p. 260-272, 2013.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia