UM MODELO PARA O LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Luciane Ines Matte, Daniel Arruda Coronel

Resumo


Este trabalho teve por objetivo identificar os critérios balizadores dos cursos de capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (PROGEP/UFSM). Neste sentido, o presente estudo procurou desenvolver um novo modelo de levantamento das necessidades de capacitação (LNC). A coleta dos dados para a realização deste estudo foi realizada através da aplicação de um questionário e de observações in loco. Os resultados evidenciam que a UFSM segue as diretrizes do LNC. Os servidores, de maneira geral, avaliaram bem a instituição, mas apontaram uma distribuição ineficiente de informações. Por outro lado, reconhecem que a UFSM tem uma boa capacidade de prover produtos e serviços adequados ao mercado em que atua. Com relação aos cursos de capacitação, aqueles que mais atendem às demandas dos servidores são, respectivamente, Língua Portuguesa e Redação Oficial, Qualidade no Atendimento e Administração Pública.

 


Palavras-chave


Administração Pública. Gestão de Pessoas. Capacitação. Levantamento das necessidades de treinamento.

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