DE FACULDADE A CAMPUS: EFEITOS DA CRIAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE EM SUA COMUNIDADE ACADÊMICA

Tayso Silva, Maurício Fernandes Pereira, Pedro Antônio de Melo, Alexandre Marino Costa

Resumo


Os desdobramentos da gestão universitária no Brasil já possui uma história consideravelmente extensa que, inevitavelmente, passam pelos processos de construção das universidades. A criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP é uma demonstração das tendências atuais no Brasil de haver uma aproximação do ensino universitário da população. Tendo em conta a oportunidade pouco frequente de investigar uma universidade recém-criada, ou seja, um momento único na história da instituição, apresenta-se este estudo com o objetivo de analisar efeitos do processo de transição da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio - FAFICOP em um Campus da UENP, mais especificamente os mais imediatos à sua comunidade acadêmica. Trata-se de um estudo de caso qualitativo de recorte transversal. Realizou-se a coleta de dados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Relevantemente, observa-se que, mesmo com a morosidade nos investimentos financeiros na estrutura e no apoio à qualificação da equipe, os profissionais se lançam de forma mais atuante em busca do aprimoramento profissional e da instituição, como fora constatado a partir das informações coletadas.


Palavras-chave


Criação de universidades; UENP; gestão da educação superior.

Texto completo:

PDF

Referências


CNPQ. Plataforma Lattes. Disponível em: . Acesso em: 08 março 2013.

DORTIER, Jean-François. Qu’est-ce qu’un chercheur? Les Démarches de la Science. hors-série n.31, dez 2000/jan-fev 2001.

______. Lês professionnels de l’intelligence: portrait de groupe. Les Travailleurs du savoir. v.28, n.157, fev.2005.

GINGRAS, Yves; KEATING, Peter; LIMOGES, Camille. Du savant au chercheur entrepreneur. Les Communautés Scientifiques. hors-série n.31, dez 2000/jan 2001.

IBGE. Cidades@. Disponível em : . Acesso em : 25 fevereiro 2013a.

IBGE. Países@. Disponível em : . Acesso em 26 fevereiro 2013b.

LECLERC, Gérard. Qui sont intellectuels : le cas des universitaires. Les Travailleurs du Savoir. v.34, n.157, fev.2005.

MELO, Danilo; SERVA, Maurício. A agenda do professor pesquisador em Administração: uma análise baseada na sociologia da ciência. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2012, Florianópolis. Anais do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Florianópolis: UFSC, 2012.

MORITZ, Mariana Oliveira; HERLING, Luiz Henrique Debei; MELO, Pedro Antônio de; COSTA, Alexandre Marino. A Prospecção de Cenários nas Universidades: variáveis portadoras de futuro e a trajetória da Universidade Federal de Santa Catarina para 2022. Revista de Ciências da Administração. v. 13, n. 31, p. 111-135, 2011.

__________; PEREIRA, Maurício Fernandes; MORAES, Taíse Pereira. A implantação do Planejamento Estratégico em organizações complexas: o caso da Universidade do Estado de Santa Catarina. In: XI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 2011. Anais do XI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis: UFSC, 2011.

PPE. Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Disponível em: . Acesso em: 02 de março de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 016/2010 – CUP/UENP. Disponível em: . Acesso em: 02 de março de 2013.

SANTOS, Laís Silveira; FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi. O processo de avaliação de desempenho sob o olhar do avaliado: estudo da percepção de servidores da Universidade Federal de Santa Catarina. Análise. v. 22, n. 2, p. 134-145, 2011.

SEIM – SECRETARIA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E ASSUNTOS DO MERCOSUL. Bom Negócio Paraná. Disponível em: . Acesso em: 09 março 2013.

STELZER, Joana; DELIGDISCH, Marta Elizabeth; GONÇALVES, Everton das Neves. A trajetória da universidade e do ensino superior brasileiro sob o prisma da autonomia: uma visão histórico-administrativa para uma emergente discussão. In: XI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 2011. Anais do XI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis: UFSC, 2011.

TELLES, Cristina Valéria Dutra. As relações de poder entre as estruturas acadêmica e administrativa de instituições de ensino superior privadas no processo de decisão estratégica. Dissertação de mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, 2008.

UENP. A UENP. Disponível em: . Acesso em: 26 fevereiro 2013a.

UENP. Bom Negócio começa segunda turma em Cornélio Procópio. Disponível em: < http://www.uenp.edu.br >. Acesso em: 09 março 2013b.

UENP. Campus de Cornélio Procópio. Disponível em: . Acesso em: 26 fevereiro 2013c.

UFPR. A mais antiga do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 01 março 2013.

VIEIRA, Eurípedes Falcão; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Universidades Federais: uma experiência dimensionada no tempo-espaço da atualidade. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. v. 2, n. 2, p. 112-121, 2004.

WORLD BANK. Data: GDP (current US$). Disponível em: . Acesso em: 08 março 2013.

ZIMMER, Paloma; MELO, Pedro Antônio de. Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras. In: IV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 2004. Anais do IV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis: UFSC, 2004.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia