O PAPEL DOS GESTORES NO USO DO BSC COMO SISTEMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO

Joao Paulo Barbosa Falleiros, Joao Eduardo Azevedo Ramos da Silva, Ricardo Coser Mergulhao

Resumo


O Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido por Kaplan e Norton na década de 90 e atualmente é amplamente utilizado por empresas de diversos setores como um sistema de gestão estratégica. Uma das principais vantagens competitivas criadas pelo BSC está ligada à formação de uma rede de indicadores que se relacionam por meio de quatro perspectivas: da financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Os gestores exercem um papel fundamental na implementação e execução da estratégia organizacional, mas, em termos operacionais, as tarefas a serem desempenhadas por estes necessitam de melhor definição. Considerando esse fato, este trabalho objetiva identificar os papéis dos gestores no âmbito dos gerentes e supervisores no processo de implementação e execução da estratégia empresarial. Para tanto, um estudo de caso foi realizado em um centro distribuidor de peças de uma indústria automobilística. Como resultado, foram identificados os papéis e as ações que permitem que os gerentes e supervisores possam usar o BSC como um sistema de gestão estratégica.


Palavras-chave


Balanced scorecard. BSC. Gestão estratégica. Indústria automotiva.

Texto completo:

PDF

Referências


BRUM, M. R. O Balanced Scorecard e a gestão estratégica: estudo de caso em uma corporação de grande porte de Belo Horizonte. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas). Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard – measures that drive performance. Harvard Business Review, Jan/Fev 1992.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Using the Balanced Scorecard as a Strategic Management System. Harvard Business Review, Jan/Fev 1996.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. Transforming the balanced scorecard from performance measurement to strategic management: Part I. Accounting Horizons, v.15, n. 1, p. 87-104, Mar. 2001a.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. Transforming the balanced scorecard from performance measurement to strategic management: Part II. Accounting Horizons, v.15, n. 2, p. 147 160, Jun. 2001b.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004a.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Kaplan e Norton na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2004b.

NIVEN, P. R. Balanced scorecard passo-a-passo: elevando o desempenho e mantendo resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

PANCIERI, T. A.; ZANQUETO FILHO, H. Mensuração de performance sob a ótica do balanced scorecard: o caso de uma empresa capixaba do setor de torrefação de café. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 2007.

PENHA, R. S. B.et al. Gestão estratégica: formulação de mapa estratégico para um hospital com uso do balanced scorecard. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008.

PRIETO, V. C.; CARVALHO, M. M. Dificuldades e benefícios na implementação do balanced scorecard: revisão de literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador, 2009.

PRIETO, V. C.et al. Fatores críticos na implementação do Balanced Scorecard. Gestão e Produção, v. 13, n.1, 2006.

RUAS, E. B. Criação de indicadores estratégicos para o instituto de pesquisas tecnológicas do estado de São Paulo. RAE - eletrônica, v. 2, n.1, Jan/Jun 2003.

STERN, C. W.; STALK JR, G. Estratégia em perspectiva do The Boston Consulting Group. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

TISOTT, S. T. et al. Desempenho e Análise da Utilização do BSC na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - CTEEP. REUNA, v. 16, n. 2, 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso - planejamento e método. 2ª edição. São Paulo: Bookman, 2001.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia