A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE LÍDERES: UMA PESQUISA PRÁTICA EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO DE ETIQUETAS

Catarina Gomes do Nascimento Vasconcellos, Minelle Enéas da Silva

Resumo


Para algumas pessoas, o trabalho é uma das necessidades mais importantes na vida humana. É através deste que o individuo sente-se incluído socialmente, bem-sucedido profissionalmente, com satisfação e alto auto estima, podendo favorecer a capacidade de suprir as suas necessidades básicas e as idealizadas. O foco desta pesquisa foi os trabalhadores inseridos no mundo corporativo que desenvolve atividades em um cargo de gestão. Com esta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é conhecer a dinâmica e a utilização da inteligência emocional na vida desses trabalhadores que desenvolvem atividades em uma empresa de confecção de etiquetas na cidade de Caruaru, estado de Pernambuco. Desse modo, percebe-se a necessidade de estudar possíveis decisões impulsivas devido a não aplicabilidade da inteligência emocional na vida do profissional, que exerce a responsabilidade de liderar. A pesquisa de campo tem um viés qualitativo e os principais resultados demonstram que a inteligência emocional ainda é um assunto pouco dinamizado na vida dos líderes da empresa pesquisada, pois a maioria não conhece o seu significado e nem a importância da sua aplicabilidade, dessa forma favorece a impulsividade emocional através de atitudes que impossibilitam o alcance de alguns resultados, dificultando o crescimento pessoal e profissional.


Palavras-chave


Inteligência Emocional; Liderança; Impulsividade.

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