MODELO DE GESTÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

José Carlos Andrade Gomes, Takeshy Tachizawa, Djair Picchiai

Resumo


É proposto um modelo de gestão financeira em microempresa (MPE) estabelecida no interior de São Paulo. Seu escopo de atuação é o mercado de impressão gráfica de embalagens. A implantação do modelo permitiu planejar a aplicação do capital de giro e programar o fluxo de caixa da organização. Tais atividades têm no controle financeiro instrumento de gestão capaz de assegurar sua continuidade empresarial. Organizações que se apoiam em tecnologias de gestão, com sistemático processo de controle, tendem a reverter a tendência de mortalidade precoce das MPE’s que, segundo o SEBRAE (2013), é de 64% até seu sexto ano de atividade. Tais organizações, principalmente nos primeiros anos de atividade, necessitam operar com visualização de resultados que possam orientá-las em suas ações empresariais. Este modelo está consubstanciado em fluxo de caixa, com a aplicação prática dos conceitos de hierarquização de decisões, que pode determinar prioridades e monitoramento dos resultados estratégicos da empresa. Estudo de caso foi o enfoque metodológico adotado.

 


Palavras-chave


Hierarquização de decisões. Fluxo de caixa. Modelo de gestão financeira.Indicador de monitoramento financeiro.

Texto completo:

PDF

Referências


CONTADOR, J. L. Sistema de gestão financeira e de produção para empresas de pequeno porte. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.1, n.3, p.3-12, 2008.

DONATO, J. V. Fatores de sobrevivência de novas empresas. Informe ETENE – Banco do Nordeste, 2011.

FREZATTI, F. Gestão do fluxo de caixa diário: como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1987.

JAP. Plano Estratégico da empresa JAP Clicheria Ltda., Documento da Alta Administração do quinquênio 2013 – 2017. Aguaí (SP). 2014.

JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo. Disponível em www.jucesp.fazenda.sp.gov.br. Acesso em dezembro de 2013.

LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA. Disponível em

http://leigeral.sp.sebrae.com.br/publicacoes/apresentacao_lei_geral_

supersimples. 2006.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

REIS, Evandro Paes dos; ARMOND, Álvaro Cardoso. Empreendedorismo. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

SEBRAE – SP. 10 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. 2008

SEBRAE - Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas. Pesquisa Sebrae. Brasília: Ed. Sebrae, outubro de 1999.

SEBRAE/SP - Sobrevivência e mortalidade das empresas de 1 a 5 anos. Marco Aurélio Bedê (Coord.). SP: Sebrae, 2005. Disponível em: . Acesso em dezembro de 2013.

SELLTIZ et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais: medidas na pesquisa social. (Org.), 1987.

SILVA, José Pereira. Análise Financeira das empresas. 9ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.

TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 7ª.Edição, São Paulo: Atlas, 2013.

TACHIZAWA, T. et. al., Modelo de Gestão de Empresa com fronteiras ampliadas: Estratégia organizacional baseada em hierarquização das decisões. REUNA, Belo Horizonte, V.15, n.1, p.13-32, Jan. – Abr. 2010. ISSN 1518 3025.

TACHIZAWA, T.; SCAICO, O. – Organização Flexível: qualidade na gestão por processos (editora Atlas).

TACHIZAWA, T.; Faria, M. S. Criação de Novos Negócios: Gestão de micro e pequenas empresas – Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007, p. 45.

TIMMONS, J. A.; SPINELLI JR., S.New venture creation: entrepreneurship for the 21st century. 6th ed. New York, NY: McGraw-Hill, 2009.

VOLPATO, G.L.- Método Lógico para Redação Científica:1ª. Edição. Editora Best Writing, 2011.

WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, L. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

YIN, R. K. Estudo de Caso:planejamento e métodos. 4ª. edição. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 9. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia