CLIMA ORGANIZACIONAL EM HOSPITAL: UM ESTUDO NO SUDOESTE DO PARANÁ

Adilson Carlos da Rocha, Gilberto Francisco Ceretta, Janete Ângela de Lima

Resumo


O clima organizacional é considerado um importante fator para o sucesso das organizações. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar o clima organizacional no âmbito da Gestão Administrativa do Hospital Regional do Sudoeste do Paraná (HRS). Para a concretização do estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa com características exploratória e descritiva. Como procedimentos para coleta de dados, foi utilizado um instrumento de pesquisa desenvolvido por Martins (2008), o qual possibilita verificar a percepção dos servidores quanto ao clima organizacional, baseado em um escala psicométrica que considera os fatores: (i) apoio da chefia e da organização; (ii) recompensa; (iii) conforto físico, (iv) controle e pressão; e (v) coesão entre colegas. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2013, no próprio ambiente de trabalho na instituição de saúde. Participaram do estudo todos os 50 servidores que atuam na área administrativa da organização hospitalar, obtendo-se, assim, respostas de toda população pretendida para análise. Diante dos resultados analisados, podem-se ressaltar algumas considerações. Constatou-se que o clima organizacional não é o “ideal”, pois em apenas um fator (pressão e controle) o clima foi considerado bom. Esse resultado pode estar atrelado à cultura gerencial reconhecida na instituição, ou seja, os gerentes têm contribuição significativa na maneira de atuação dos integrantes de uma equipe e nos resultados verificados. Outros três fatores foram considerados indiferentes, e outro fator (recompensa) foi considerado ruim na percepção dos participantes.

 


Palavras-chave


Gestão. Clima organizacional. Instituição Pública

Texto completo:

PDF

Referências


BEKIN, S. F. Conversando sobre Endomarketing.São Paulo: Makron Books, 1995.

DIAS, J. G. G. Endomarketing?Uma ferramenta indispensável para a gestão de pessoas nas organizações. São Paulo: Livro Pronto, 2010.

GONZALEZ, A. L. Clima organizacional: antessala del aseguramiento de la calidad. Ingeniería & Desarrolho, Colômbia, n. 8, p. 25-32, 2000.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2003.

MARTINS, M. C. F. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. (Org.) Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARTINS, M. C. F.et al.Construção e validação de uma escala de medida de clima organizacional. Revista Psicologia, v. 4, n. 1, Florianópolis, 2004.

MENEZES, I. G. et al. Escala de clima organizacional em organizações de saúde: desenvolvimento e estrutura fatorial. Estudos de Psicologia. (Campinas). v. 26, n. 3, p. 305-316, 2009.

MENEZES, I. G; GOMES, A. C. P. Clima organizacional: uma revisão histórica do construto. Revista Psicologia, 2010, v.16, n.1, p. 158-179, 2010.

PUENTE-PALÁCIOS, K. E. Abordagens teóricas e dimensões empíricas do conceito de clima organizacional. Revista de Administração. São Paulo, v.37, n.3, p.96-104, jul./set., 2002.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RIZZATTI, G. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. 305 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

SANTOS, N. M. B. F. Clima organizacional: pesquisa e diagnóstico. São Paulo: Stiliano, 1999.

SCHNEIDER, B. Organizational behavior.Annual Review of Psychology, Palo Alto, CA, v. 36, p. 573-611, Jan. 1985.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia