Contribuições Do Gerenciamento De Processos Para A Administração Pública Mineira

Vanice Cardoso Ferreira, Mauro César da Silveira, Kamila Pagel de Oliveira, Carlos Eduardo Simões Moraes

Resumo


Diante das novas exigências dos cidadãos e da introdução da Gestão para Resultados no Estado de Minas Gerais, o Gerenciamento de Processos assume papel relevante para a prestação de serviços mais ágeis e adequados às necessidades dos usuários. Diante disso, o artigo visa a analisar os efeitos do Gerenciamento de Processos na administração pública mineira, a partir das percepções dos envolvidos em tal iniciativa. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e análise teórica e documental. Foram analisados os processos de Emissão de Carteira de Identidade e de Emissão de Atestado de Antecedentes Criminais. A partir da pesquisa, foram encontrados os seguintes benefícios advindos do gerenciamento de processos: padronização de procedimentos; integração das entidades envolvidas e envolvimento da alta administração. No entanto, os resultados revelaram a existência de fatores críticos nos processos estudados, destacando-se a duplicidade de atividades e a desconexão entre as várias partes dos processos e setores envolvidos nos mesmos. Conclui-se que, não obstante, o alcance de melhorias na prestação dos serviços analisados, tanto em termos qualitativos como quantitativos, tais ações podem ser interpretadas como passos iniciais em direção à implementação do Gerenciamento de Processos no setor público mineiro, por serem ações pontuais, voltadas para a resolução de problemas em processos vistos como críticos. Portanto, para que haja um real e pleno Gerenciamento de Processos, o Estado de Minas Gerais deve aplicar o gerenciamento de processos de forma permanente e não apenas de forma pontual na resolução de dificuldades.

Palavras Chave: Gerenciamento de Processos; Melhorias; Serviços; Público.


Palavras-chave


Gerenciamento de Processos; Melhorias; Serviços; Público

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