Apuração do Custo do Aluno em Instituição de Ensino Superior Público

Claudecir Paton, Jorge Eduardo Scarpin

Resumo


O conceito de informação como usado no inglês cotidiano, no sentido de conhecimento comunicado, desempenha um papel central na sociedade contemporânea altamente controvertido, principalmente no caráter de multi e interdisciplinaridade. A informação fornecida pela contabilidade deve servir de auxílio para a tomada de decisão. As instituições de ensino superior público (IESP), contribuem em muito para isso. Assim o objetivo é apresentar um modelo de apuração do custo aluno na atividade de ensino como instrumento da contabilidade para um sistema de informação por meio de um estudo exploratório dos informativos contábeis de uma IESP, com o qual ao final são apresentadas algumas recomendações e sugestões, bem como conclui que o sistema de informação utiliza-se da contabilidade como um de seus instrumentos de informação e comunicação.


Palavras-chave


Student cost; Costing methods; Institutions of higher education

Texto completo:

PDF

Referências


GARRISON, Ray H., NOREEN, Eric W. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

KAPLAN, Robert S. & COOPER, Robin. Custo & desempenho - administre seus custos para ser mais competitivo. São Paulo: Futura,1998.

MARTINS, E. Contabilidade de custos: inclui o ABC. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NASCIMENTO, J. M. do. Custos - planejamento, controle, gestão na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PADOVEZE, C. L., Contabilidade gerencial - um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VARTANIAN, G. H. O método de custeio pleno: uma análise conceitual e empírica. Dissertação de Mestrado em Controladoria e Contabilidade - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

WARREN, Carl S. Contabilidade gerencial. São Paulo: Pioneira, 2001.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia