Desempenho e Análise da Utilização do BSC na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP

Sirlei Tonello Tisott, Marçal Rogério Rizzo, Renata Gama e Guimaro Moura, Vladimir Lisboa Veloso

Resumo


O estudo visou analisar os indicadores de desempenho do BSC nas quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento) no período de 2008 e 2009, da CTEEP, comparativamente aos objetivos e metas definidas no planejamento estratégico da organização. A realização da pesquisa, de natureza exploratória, foi alicerçada em bases teóricas e conceituais sobre o BSC. A metodologia delineou-se por meio de estudo de caso sob uma abordagem qualitativa. Constatou-se que a CTEEP concentra atenção em esclarecer e estimular os colaboradores a participarem de todo o processo de monitoramento e acompanhamento da performance empresarial. No contexto geral, entende-se que o BSC foi implantado com sucesso na CTEEP, tornando-se, em pouco tempo, uma ferramenta essencial para a gestão estratégica implementada pela empresa. A empresa vem superando obstáculos com iniciativas como workshops e comunicação interna, em meio a uma mudança de cultura organizacional, possibilitando a formação de novos hábitos (RUSSO et al, 2010). Um deles é o acompanhamento, por meio da transnet da empresa, dos indicadores de desempenho, afirmando que, dessa forma, conseguem entender e analisar qual o papel de cada um, seja nos objetivos, iniciativas ou indicadores do BSC. Conclui-se que o BSC, como um dos principais sistemas estratégicos de gestão, produz um claro entendimento de como a decisão do responsável da organização pode impactar diretamente não apenas na sua área de responsabilidade, mas também em toda a estratégia da empresa, auxiliando na relação entre as ações de hoje e as metas de amanhã.

Palavras-chave


Indicadores de desempenho; Balanced scorecard; Mapa estratégico

Texto completo:

PDF

Referências


ACKOFF, R. L. The meaning of strategic planning. MicKinsey Quaterly, Summer, 1966.

ANSOFF, H. I. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.

BARCELLOS, P. F. P. Estratégia empresarial. In: SCHMIDT, Paulo (Org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BEUREN, I. M; RAUPP, F. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRAGA, L. S. L A; ALMEIDA, S F; SILVA, W R. A importância do Balanced Scorecard como base para um sistema de medição e gestão estratégica de custos: um estudo de caso no setor de turismo em Campina Grande – PB. In: XII Congresso Brasileiro de Custos, 2005. Florianópolis – SC. Anais...[CD-ROM]. Florianópolis: CBC, 2005.

CARVALHO, G. S; TOSTES, F. P. A implantação do Balanced Scorecard em uma empresa brasileira do setor petroquímico: um estudo de caso. In: XIV Congresso Brasileiro de Custos, 2007. João Pessoa – PB. Anais...[CD-ROM]. João Pessoa: CBC, 2007.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CTEEP. Disponível em (somente aos colaboradores da CTEEP): http://cteep-sap11.cteep.com.br:50000/irj/portal. Acesso em 11 de agosto de 2010.

FERNÁNDEZ, A. El balanced scorecard: ayudando a implantar la estrategia. Revista de Antiguos Alumnos, IESE, marzo-2001.

GALAS, E. S; PONTE, V. M. R. O equilíbrio dos indicadores do balanced scorecard: um estudo em empresas cearenses. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2004, Curitiba - PR. Anais...[CD-ROM]. Curitiba: EnANPAD, 2004.

GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: Convertendo Ativos Intangíveis em resultados tangíveis. (Strategy Maps). Trad. Afonso Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, T. S.; CRUZ, J. A. W; TRACZ, L. O impacto do balanced scorecard em medidas de desempenho financeiro. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente, 2010. São Carlos – SP. Anais...[CD-ROM]. São Carlos: ENEGEP, 2010.

OLVE, N. G.; ROY, J.; WETTER, M. Condutores da performance: um guia prático para o uso do Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

ROCHA, A. C. B. Configuração de um sistema de avaliação de desempenho alicerçadono Balanced Scorecard para uma indústria de confecções de porte médio. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Florianópolis: UFSC 2002.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

RUSSO, P. T. et. Al. Elementos de institucionalização do Balanced Scorecard na obra a estratégia em ação: um olhar baseado na teoria institucional. In: 10º Congresso de Controladoria e Contabilidade, 2010. São Paulo – SP. Anais...[CD-ROM]. São Paulo: USP, 2010.

TEIXEIRA, F. S. Mensuração do grau de eficácia do Balanced Scorecard em instituição privada de ensino. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses. Acesso em 10 de julho de 2010.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia