Gestão por Competências: nuances e peculiaridades

Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Ladjane de Barros Silva

Resumo


O presente trabalho é um ensaio teórico, oriundo de uma pesquisa sobre o entendimento do estudo da gestão por competências, usando-se fontes secundárias de autores nacionais e estrangeiros, buscando inicialmente uma linha de raciocínio sobre a temática da gestão por competências, a partir do entendimento das competências organizacionais, competências pessoais e suas inter-relações. As mudanças que têm ocorrido no ambiente econômico tendem a induzir a reformulação de novos conceitos para empresas, obrigadas a se adaptarem, modificando estruturas, operações e processos produtivos. Observa-se a necessidade da efetiva participação dos colaboradores, melhorando o tempo de resposta de suas ações e tornando a organização mais competitiva. Estudos sobre gestão de competências surgem como uma proposta de valorização do colaborador, oferecendo-lhe meios para ajustar competências individuais à cultura, valores e competências requeridas pela organização. O alinhamento das competências organizacionais, individuais e estratégias faz parte de um processo de aprendizado contínuo, necessário à competitividade. Evidencia-se a necessidade da adaptação permanente da estrutura organizacional, compartilhada com o alinhamento entre: pessoas, organizações, processos, tecnologia e ambiente. A abordagem da Gestão por Competências representa uma alternativa para refletir sobre as relações no contexto do trabalho, considerando o papel fundamental que o indivíduo expressa. Representa uma mudança na direção cultural, senso de responsabilidade e autogestão dos funcionários. E proporciona vantagens organizacionais em termos de simplicidade, flexibilidade, transparência e equilíbrio entre agregação de valor e remuneração. Para funcionários, estímulo ao autodesenvolvimento, mobilidade na carreira, remuneração compatível com a complexidade das atribuições, horizontes claros e critérios de acesso bem definidos.


Palavras-chave


gestão por competências; competências organizacionais; competências individuais; estratégias

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