Evolução da Governança de Tecnologia da Informação na Marinha do Brasil

Marisa Oliveira Santos

Resumo


Nos dias de hoje, a necessidade de gerenciar complexas infraestruturas e as mudanças no contexto de negócio das organizações, com fusões e aquisições cada vez mais frequentes, exigem agilidade para adaptar sistemas, integrar processos, consolidar informações e decidir sobre projetos e investimentos.Neste sentido, torna-se imperioso o estabelecimento de estruturas de governança que definam um rumo seguro para estratégias de emprego corporativo da TI alinhado com os objetivos planejados pela organização. Este artigo descreve as mudanças organizacionais que a Marinha do Brasil (MB) promoveu ao longo das últimas quatro décadas com o objetivo de aprimorar sua governança de TI e discorre sobre as principais dificuldades encontradas durante essa jornada, analisando o funcionamento de estruturas e mecanismos atualmente em vigor no contexto dessa Força Armada. Desenvolvida a partir do levantamento de fontes identificadas na literatura específica sobre governança de TI, a pesquisa inclui a aplicação da matriz de cenários de decisão e arquétipos de governança proposta por Weill and Ross ( 2006), utilizada neste contexto a fim de comparar os modelos de governança adotados pela Marinha em diferentes estágios de evolução, classificando-os segundo a forma como a organização decide sobre os princípios enunciados para a TI, sobre as diretrizes definidas para a arquitetura e infraestrutura usadas e sobre os aplicativos desenvolvidos para facilitar o cumprimento de sua missão. Entre outras conclusões, as evidências analisadas neste estudo possibilitam afirmar que a efetiva implantação de um modelo de governança de TI e a adequação bem sucedida de melhores práticas ao cenário real de uma corporação configuram um processo cujo término não ocorre em curto espaço de tempo e exige, sobretudo, o engajamento de gestores que compreendam claramente os objetivos estratégicos estabelecidos pela alta administração e sejam capazes de traduzi-los em objetivos que a TI deve alcançar.


Palavras-chave


Tecnologia da informação, governança de TI, governança corporativa, ITIL e COBIT.

Texto completo:

pdf

Referências


Brown, A. E., & Grant, G. G. Framing the frameworks: a review of IT governance research. Communications of the Association for Information Systems, v.15, p. 696 – 712, 2005.

Cantor, M; Sanders, J. D.Operational IT governance. Recuperado de http://www.ibm.com/developerworks/rational/library/may07/cantor_sanders/ Acesso 4 de agosto de 2007.

Cruz, C.; Ribeiro, U. Metodologia científica - teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2003.

Diretoria-Geral de Material da Marinha. Normas de tecnologia da informação da Marinha (DGMM-540), 2009.

Estado-Maior da Armada. Doutrina de tecnologia da informação da Marinha (EMA-416), 2007.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

Information Technology Governance Institute. . Board briefing on IT governance. Recuperado de http://www.itgi.org Acesso em 01 janeiro de 2007.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Governança corporativa. Recuperado de http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17 Acesso em 20 de abril de 2010.

Organization for Economic Cooperation and Development. Principles of corporate governance. Recuperado de http:// www. oecd. org /dataoecd/32/18/ 315 57724.pdf Acesso em 20 de novembro de 2006.

Peterson, R. Crafting information technology governance. Information Systems Management, v.21 n. 4, p. 7-22, 2004.

Sanchez, L. R. Gestão estratégica é questão de tecnologia. Information Week Brasil, v.158, n.7, abril, p. 38-41, 2006.

Weill, P.; Ross, J. W. Governança de tecnologia da informação. São Paulo: M. Books do Brasil, 2006.

Yin, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia